Eletros  |  11.08.2021

Saiba tudo sobre cooktop de indução elétrico

Eu escolhi colocar o cooktop de indução na minha casa porque moro num prédio muito antigo que não tem encanamento a gás. Então a opção era, ou colocar o cooktop elétrico, ou perder espaço de armários para a instalação de um botijão. Minha opção foi não perder o espaço. Mas se eu morasse num prédio mais moderno ou se tivesse mais espaço, acredito que optaria por um cooktop a gás, já que ele é 5 vezes mais barato.

cooktop de indução elétrico

Cooktop de indução Franke

Esse cooktop tem 4 zonas de aquecimento: uma para panelas pequenas, uma para panelas grandes e 2 zonas chamadas de Flex Zone. Nessa zona Flex é possível usar panelas maiores ou até as duas zonas ao mesmo tempo.

O cooktop funciona por indução, ou seja, as panelas precisam ser especiais para este tipo de fogão. Hoje em dia é bem fácil de achar panelas para este tipo de cooktop, mas o truque é ter um imã com você. Se ele grudar no fundo da panela, pode usar!

Veja também tudo sobre o meu forno elétrico de embutir.

Cooktop Elétrico ou cooktop de indução

A diferença do fogão elétrico normal para o de indução é que, nesse segundo, a perda de calor para o ambiente é menor, o que trax menos gasto com a luz. Em Curitiba, a maior conta de luz que já recebi, foi de R$200.

O cooktop tem um painel Digital Touch onde posso aumentar ou diminuir a potência de cada zona. São 11 níveis – até 9, mais a função turbo e a “manter aquecido”. Eu acho o meu fogão super rápido e potente. Inclusive, só uso a temperatura máxima para ferver água. Para cozinhar, o máximo é quente demais.

cooktop de indução elétrico

Limpeza do cooktop

O cooktop é bem bonitão, fácil de limpar e não risca com facilidade. Por mais desastrada que seja, é só passar um paninho úmido no final dos trabalhos domésticos e tá limpo. Sem complicação e sem precisar de produtos específicos para limpeza. Tenho o meu já faz 4 anos e nunca tive nenhum problema de manchas ou de riscos com ele.

Instalação elétrica

Foi feita uma instalação elétrica especial para ele durante a reforma. Com o manual em mãos, o pessoal adequou a fiação para mim, então na hora de instalar, o técnico só conectou os fios. Não foi preciso fazer nenhuma adequação especial na marcenaria e o corte no granito foi feito pelo próprio pessoal da marmoraria. Eu passei as medidas para eles e deu tudo certo. O equipamento não esquenta, nem a pedra e nem os móveis.

Não percebi nenhuma diferença no sabor ou na preparação dos alimentos. É basicamente igual cozinhar no fogão a gás, mas de um jeito mais moderninho.

cooktop de indução elétrico

Veja mais imagens da minha casa no Instagram @meuapartamentinho.

Vale a pena ter cooktop de indução?

Eu não tenho nenhuma reclamação do meu modelo. Acho ele potente, moderno, seguro, tudo de bom. Mas vale dizer que eu não tinha panelas antigas, então precisaria comprar panelas novas de qualquer forma na casa nova. Também acho fácil de comprar panelas adequadas para esse modelo de fogão. Acredito que o único porém dele é realmente o valor, que é bem alto. Além disso, também é preciso tomar cuidado com a instalação elétrica dele.

Anterior
Próximo
Compartilhe
Comente Aqui

0 Comentários “Saiba tudo sobre cooktop de indução elétrico”