Com a chegada do inverno, minha casa anda gelada. Nos dias que tem sol, ainda dá para o gasto, mas quando não tem, fica uma geladeira. Por isso foi atrás de um modelo de aquecedor portátil para chamar de meu.
Photo by Jessica Johnston on Unsplash
Aquecedor elétrico portátil
Existem três modelos bastante comuns de aquecedor elétrico, o termoventilador, o halógeno e o de cerâmica. O nome do primeiro já dá a dica: ele é um ventilador com opção de aquecer o ambiente, então é como se ele fizesse um “vento quente”.
O halógeno e o de cerâmica, são aqueles que esquentam e, com isso, doam calor para o ambiente. Neles não tem um “vento” saindo.
Sobre esses 3 modelos, o que as pessoas dizem é que eles só servem para ambientes pequenos, como o banheiro, por exemplo. Eles não dão conta de aquecer a casa toda e nem vários ambientes ao mesmo tempo.
O lado positivo é que costumam ser mais em conta e são bem pequenos. Além disso, o modelo termoventilador não esquenta o equipamento, o que pode ser mais seguro para quem tem criança pequena.
Eu acabei comprando um modelo termoventilador da Philco e não gostei muito. Achei que o cabo dele é muito curto, além de deixar o ar bem seco. Ele também não esquenta muito o ambiente e fica desligando e ligando sozinho enquanto está funcionando. Se eu fosse te indicar, indicaria um modelo a óleo.
Aquecedor elétrico a óleo
Anos atrás eu tinha um aquecedor a óleo portátil e gostava muito. Só não sei onde ele foi parar. O modelo é maior e bem mais caro, então as vezes não é tão acessível assim.
Mas eu sentia que ele aquecia bastante o ambiente como sala, quarto ou escritório. Além de gastar menos luz. O lado ruim é que ele demora um pouco para esquentar, mas assim que isso acontece, ele mantém bem a temperatura.
Ah, esse modelo também esquenta o equipamento, então precisa ter cuidado para não colocar a mão no corpo dele. O modelo que eu tinha era esse aqui da Britania. Recomendo muito!
E a conta de luz?
Bom, você que tem chuveiro elétrico em casa já sabe que o equipamento consome bastante luz. Em termos gerais, tudo que esquenta eletricamente consome muita luz: secador de cabelo, chuveiro, secadora de roupas…
A minha conta sobe bastante no inverno, por exemplo, passa de R$120 para R$190. Não é assim UM ABSURDO de diferença, mas dependendo do quanto você usa o aquecedor, sua conta pode subir bastante.
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.