Vida adulta  |  18.08.2021

Barulho no home office: dicas para trabalhar em paz

Já começo avisando que não tem como acabar com o barulho no home office de uma vez por todas. Mas você pode usar alguns truques para trabalhar em paz sem gerar briga com os vizinhos.

Barulho no home office

Barulho no home office

Já faz 8 anos que trabalho em home office. Mas antes, morava em um bairro tranquilo e com pouco movimento na rua. Nunca tive dificuldades para trabalhar lá.

Mas quando me mudei para um apartamento, demorei bastante para me acostumar com o barulho. Ônibus passando, movimento dos carros, vizinhos festeiros, cachorro irritado do vizinho e o carro do ovo parado debaixo da janela tiravam minha concentração em segundos. Eu me irritava com tudo!

Por isso, desenvolvi algumas técnicas para conseguir trabalhar em paz no horário comercial.

Protetor auricular

Atualmente, já estou acostumada com os barulhos da vizinhança e eles não costumam me incomodar mais. Com a exceção do maldito carro do pão que tem a pior musiquinha tocando em seu megafone. E pior, toda semana, o carro do pão fica parado por meia hora embaixo da minha janela com o alto-falante a mil.

Não teve jeito, durante esse tempo, tenho que usar o protetor auricular para abafar o som. O modelo que eu mais gosto e acho efetivo para diminuir o barulho do home office é o de silicone da 3M. Já testei outros modelos, de outras materiais e de outras marcas. Mas nenhum deles abafa o som como esse.

Ele está meio difícil de achar, mas normalmente tem em farmácias.

Barulho no home office

Esse protetor é reutilizável, mas precisa ser lavado com frequência.

Headset com cancelamento de ruído

Outra alternativa é usar um headset com um bom microfone e cancelamento de ruído. Assim, você consegue diminuir o barulho externo e fazer com que os colegas de trabalho de escutem bem nas reuniões pelo zoom. Os modelos de headset gamer costumam ser bastante efetivos para o home office também.

A JBL tem um dos melhores e mais conceituados modelos do mercado, que também é bastante caro. Mas você consegue encontrar outras variedades online.

Barulho no home office

Photo by Christina @ wocintechchat.com on Unsplash

Acústica

A arquiteta Danielly Garcia, em entrevista para o UOL, contou que no caso de barulho externo, seria interessante aumentar a vedação das portas e janelas, fechando frestas com material emborrachado. Outra sugestão é acrescentar materiais que possam absorver o som, como tapetes, cortinas de pano e almofadas.

Tentar conversar

Sou da política da boa vizinhança e caso algum morador esteja fazendo barulho demais, sou do time que acha que vale a pena conversar. Explique a situação e como é seu trabalho e tentem encontrar horários que as atividades não atrapalhem cada um. Se isso não der certo, vale a pena expor a situação para quem gerencia o condomínio.

Anterior
Próximo
Compartilhe
Comente Aqui

0 Comentários “Barulho no home office: dicas para trabalhar em paz”