Decoração  |  29.07.2021

Moodboard: para que serve e como montar um para você

No mundo da decoração, é comum ouvirmos falar em “moodboard”, mas você sabe o que é isso? A palavra em inglês pode ser usada também como prancha de temperamento, painel semântico ou até painel de humor, na tradução literal.

Moodboard
Moodboard da minha sala. Veja mais no @meuapartamentinho.

O que é moodboard

Na decoração, o moodboard é um painel de imagens que vão dar o “clima” para a decoração. Normalmente é um dos primeiros passos na hora de pensar na decoração de uma casa. Se você já assistiu o programa Decora no GNT, certamente já viu o Maurício Arruda montando um moodboard com tecidos, objetos e amostras de acabamento.

Você também pode chamar o moodboard de painel de ideias.

Para que serve um moodboard

O mooadboard é interessante para definir um estilo de decoração e, por isso, até manter o foco na hora de comprar móveis e objetos. Também é uma ferramenta visual bacana para definir uma paleta de cores para o ambiente.

Com ele, é possível juntar imagens de móveis, tecidos, cores e objetos para se ter uma ideia de como ficará o cômodo depois de decorado. Acima e abaixo você vê dois moodboards que fiz para a minha casa. Mas lembro que fiz ambos no programa de computador Adobe Photoshop.

Moodboard

Todas essas imagens que você vê nos meus painéis, foram recortadas da internet e de imagens de inspiração que eu tinha guardado.

Como fazer um moodboard

Se você não sabe usar o Adobe Photoshop, pode criar seu painel no site Canva. Ele é bem fácil e intuitivo de usar. Para começar um moodboard amador, é interessante ter algumas imagens de inspiração que você acha bonito para sua casa.

Abaixo você vê algumas imagens que minha cunha e eu selecionamos para o quarto dos meus sobrinhos.

Moodboard

Com essas ideias, chegamos a conclusão que gostaríamos de usar tinta verde na parede, com tema de selva e elementos de madeira e feitos a mão. A partir disso, comecei a pensar no painel de inspiração.

Primeiro selecionei a cor da tinta como base para o projeto. Nesse caso foi a Bandeira da Suvinil. Depois disso, coloquei na montagem das imagens os móveis que imaginávamos ter no quarto: berço e poltrona.

Moodboard

Depois disso, segui a montagem colocando enfeites e objetos que seguem o tema da selva. Com isso já foi possível montar uma paleta de cores, que você vê no canto superior do moodboard.

Moodboard dá o clima da decoração

Essa imagem mostra as ideias temáticas do quarto, mas não quer dizer que nele terá exatamente cada objeto mostrado. Ele serve mais como uma ideia mesmo, para partir para a compra dos móveis e objetos.

Moodboard

E aqui está o quartinho depois de pronto e já habitado pelos meus sobrinhos. Veja que não ficou igual ao moodboard, mas o clima geral, está ai.

Veja também como escolher a cadeira de escritório adequada para você.

Anterior
Próximo
Compartilhe