Quando eu estava montando a decoração da minha casa, a cabeceira estava por último na minha lista de prioridades. Querendo ou não, ela acaba sendo um item quase que essencialmente apenas decorativo. Mas depois de montar o quarto todo, não posso negar que a cabeceira deixa o cômodo muito mais aconchegante. Por isso, aqui vão algumas dicas de como escolher cabeceira para sua cama.
Como escolher cabeceira
Abaixo estão algumas dicas práticas que vão te ajudar no processo de escolher a cabeceira da sua cama.
Dica 1: medidas
O primeiro passo é medir a largura e altura da sua cama. Sua cabeceira deve ter a mesma largura da sua cama ou ser um pouco mais larga. Mas nunca mais estreita que a sua cama e seu colchão. Veja no esquema abaixo.
Na questão da altura, você pode escolher a que gosta mais. Cabeceiras baixas dão um ar moderno ao ambiente, porém, são mais desconfortáveis para apoiar as costas.
Cabeceiras de tamanho médio fazem bonito na decoração e, do mesmo modo, não fica escondida atrás de almofadas e travesseiros. Sendo também bastante confortáveis.
Já as cabeceiras altas são imponentes e dão um ar luxuoso ao quarto. Contudo, não deixam muito espaço livre na parede para decoração extra.
Dica 2 de como escolher cabeceira: materiais
Existem uma infinidade de materiais que podem ser usados em cabeceiras de cama. Tecido, madeira, laqueado e até fibras naturais. O céu é o limite da criatividade.
Tecidos como linho e veludo são lindos e trazem conforto para o ambiente. Além disso, a textura do tecido agrega pontos de interesse e dão sensação de aconchego. Todavia, esse pode não ser uma escolha adequada para as pessoas com alergias respiratórias.
Mas uma alternativa é usar os tecidos sintéticos, eles também trazem um ar de conforto e são mais simples de limpar. Outra boa ideia é escolher uma cabeceira de madeira, que pode ser de um tom claro ou escuro, conforme sua preferência. A madeira também é um material que transmite aconchego ao dormitório.
E ainda, é possível escolher cabeceiras de metal que estão super em alta e dão leveza a decoração do ambiente.
Todos os modelos de cabeceiras para cama apresentadas nessa galeria são do Westwing Now.
Dica 3: combinação de cores
Nesse sentido, não existe certo ou errado na decoração. A cabeceira da sua cama pode seguir o esquema de cores do seu quarto ou pode ser um ponto de contrate na decoração. Veja o exemplo da cabeceira azul marinho na galeria acima. Dessa forma, ela é o ponto principal de atenção dos olhos, diferente do exemplo da cabeceira de metal.
Além disso, uma dica interessante é imaginar qual jogo de lençóis você usará na sua. cama. Bem como, se gosta de lençóis claros ou brancos, apostar numa cabeceira colorida pode ser uma boa opção.
Além disso, se prefere jogo de cama e almofadas coloridas, a combinação pode ficar interessante com uma cabeceira de tom neutro como branco, cinza ou bege.
Dica 4: cabeceiras podem ser mais do que decoração
Em um mundo onde as casas e apartamentos andam ficando cada vez menores, vale investir em móveis multifunções. Atualmente existe no mercado cabeceiras que funcionam como um “baú” para guardar travesseiros, por exemplo. Outras podem funcionar como apoio para objetos e também com tomada para carregar o celular ou tablete. Por fim, outras ainda funcionam também como apoio e fazem as vezes da mesa lateral, podendo abrigar pequenas luminárias e objetos.
Dica 5: instalação
Normalmente a cabeceira é fixada na parede. Sendo assim, alguns modelos podem ir até o chão e outros modelos são posicionados acima do colchão. A instalação é relativamente simples, mas caso a cama seja de casal, queen ou king, precisa de 2 pessoas para a instalação. Eu instalei a minha sozinha, mas foi sofrido. RISOS
Para a instalação é necessário furar a parede e parafusar algumas ferragens, então preste atenção se não tem tubulação de água ou gás passando pela parede.
Gosto dos esforços que você colocou nisso, cumprimentos por todo o excelente conteúdo.